O SPINE CENTER- Cirurgia da Coluna, é uma unidade de referência Nacional e internacional em cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral. A maioria dos procedimentos cirúrgicos são efectuados por minúsculos furos ou pequenas incisões permitindo uma recuperação pós-operatória menos dolorosa e mais fácil, possibilitando, assim, um regresso mais rápido às actividades pessoais e profissionais.
Utiliza mais elevada tecnologia e os procedimentos cirúrgicos mais avançados e diferenciados, tendo sido o primeiro centro clínico em Portugal a realizar cirurgias por navegação com controlo de imagem 3D.
O O-arm é um avançado sistema que permite a obtenção de imagens 3D em tempo real sem que o paciente tenha de sair do bloco operatório. Este é um sistema que fornece imagens intraoperatórias multidimensionais completas, como imagens em 3D em tempo real e em vários planos, imagens em 2D e imagens por fluoroscopia, tudo isto em cercad e 30 segundos. Com a ajuda do O-arm, os cirurgiões conseguem visualizar a anatomia do doente, monitorizar o estado da cirurgia e verificar as alterações anatómicas do doente. Conjungando as imagens do O-arm com a tecnologia mais avançada do mundo em navegação corporal, as intervenções são feitas com os mais elevados níveis de segurança e em menor tempo operatório, com os tempos de recuperação dos doentes a serem mais rápidos.
Microcirurgia da hérnia discal - Consiste na extração de uma hérnia discal a nível da coluna com a utilização de instrumentos de elevada precisão por via minimamente invasiva, complementado por visualização ampliada com auxilio de lupas e microscópio. Desta forma podem ser realizadas cirurgias de elevado grau de complexidade com uma rápida recuperação do doente.
Videocirurgia da hérnia discal - É uma técnica minimamente invasiva realizada com auxilio de uma microcâmara (endoscopio). Através de uma via de acesso reduzida, é possível a visualização direta de estruturas neurológicas como raízes nervosas e a medula, sendo possível a realização de procedimentos cirúrgicos para o tratamento de patologias complexas como estenoses e hérnias discais.
Cirurgia percutânea da hérnia discal - Trata-se de uma técnica minimamente invasiva que permite o tratamento de hérnias discais por via percutânea. Com auxilio de instrumentos direcionados, é possível efetuar a exérese de hérnias discais com diminuição do dano associado a via de acesso, permitindo uma recuperação mais rápida do doente com menos dores durante o período pós-operatório.
Artrodese da coluna cervical - É uma técnica cirúrgica que permite a fusão de 2 ou mais vertebras a nível da coluna cervical. Este procedimento destina-se a tratar inúmeras patologias da coluna como discopatias ou instabilidades podendo ser efetuada por vias de abordagem anterior ou posterior.
Artrodese da coluna lombar - É uma técnica cirúrgica que se destina a unir duas ou mais vertebras a nível da coluna lombar. Á semelhança da coluna Cervical, esta técnica destina-se a tratar inúmeras patologias de forma a melhorar a dores a nível da coluna lombar, decorrentes de patologias como discopatias ou instabilidades. Há inúmeras vias de abordagem que podem ser utilizadas para a sua execução, estando dependentes de pormenores técnicos como o nível a ser realizado, biótipo do doente ou realização de cirurgias de revisão.
Artrodeses lombares minimamente invasivas - É uma técnica cirúrgica que permite a fusão de duas ou mais vertebras da coluna lombar por uma via de abordagem minimamente invasiva. Com auxilio de instrumentos especifico, é possível realizar este tipo de cirurgias por inúmeras abordagens, diminuindo a morbilidade associada ao ato cirúrgico. A sua aplicabilidade depende do tipo de patologia associada sendo a sua escolha dependente de pormenores técnicos. A sua aplicabilidade permite uma recuperação mais rápida do doente, permitindo ganhos muito significativos a nível de autonomia com diminuição da dor e incapacidade durante o período pós operatório.
Prótese de disco cervical - É uma técnica cirurgica que consiste na substituição do disco intervertebral por um disco artificial, permitindo manter a mobilidade entre vertebras. Esta técnica pode ser aplicada em casos em que o disco intervertebral se encontra degradado causando dores severas a nível da coluna cervical.
Prótese de disco lombar - A cirurgia de prótese de disco lombar, é um procedimento que consiste na remoção do disco intervertebral degenerado por uma prótese colocada no espaço intervertebral. Esta técnica destina-se ao tratamento da doença do disco intervertebral, permitindo melhorar dores lombares não responsivas a tratamento conservador. A sua colocação permite manter a mobilidade do nível operado, diminuindo a degradação dos discos nos níveis adjacentes.
Laminectomia - Técnica utilizada em casos de estenoses canalares (apertos a nível da coluna), permitindo aos doentes melhorar a sua capacidade de marcha. Esta técnica cirúrgica, consiste em retirar parte do osso que compõem o arco posterior da coluna, de forma a descomprimir a medula / raízes nervosas que se encontram apertadas.
Foramiectomia - A semelhança da laminectomia, esta técnica consiste na descompressão neurológica de uma raiz nervosa que se encontra apertada/estenosada. Normalmente está indicada no tratamento de dor ciática ou défices neurológicos devido a apertos radiculares, podendo ser realizada por técnicas minimamente invasivas.
Tratamento cirúrgico da escoliose - A escoliose consiste numa deformidade no plano coronal, podendo ser responsável por um elevado grau de morbilidade e deformidade associada. A cirurgia para a sua correção esta indicada em casos muito específicos, estando disponíveis inúmeras técnicas para a sua execução, dependendo da idade do doente e tipo de deformidade associada.
Tratamento cirúrgico da cifose - A cifose consiste numa deformidade no plano sagital, podendo impedir os doentes de manter uma postura ereta correta. Normalmente, trata-se de uma deformidade de elevado grau de morbilidade. Para a sua correção, esto disponíveis múltiplas técnicas sendo a sua aplicabilidade dependente do grau de deformidade e rigidez associada.
Tratamento percutâneo das fracturas - Consiste no tratamento/fixação de forma minimamente invasiva de fraturas da coluna através da colocação de parafusos e barras laterais por via percutânea. Esta técnica permite uma recuperação mais rápida dos doentes devido ao menor grau de invasibilidade cirúrgica. Assim, mesmo em fraturas complexas, é possível um rápido ganho de autonomia do doente de forma a desempenhar rapidamente a sua atividade da vida diária, mesmo nos casos de tratamento cirúrgico de fraturas complexas.
Vertebroplastia e Cifoplastia - São técnicas minimamente invasivas, especialmente indicadas para o tratamento de fraturas osteoporóticas da coluna vertebral. Estes procedimentos consistem na aplicação de cimento no interior da vertebra fraturada, sendo efetuados por via percutânea. Estas técnicas tem uma dupla finalidade: estabilização do corpo vertebral deformado, impedindo a progressão da fratura e dessensibilizar a vertebra fraturada diminuindo as dores associadas, permitindo uma rápida recuperação do doente.
Free AI Website Software